Corretor de Seguros e sua importância

outubro 17, 2015

Muito importante sabermos quais as funções de uma Corretor de Seguros, pois além de oferecer o melhor custo beneficio ao segurado, ou seja, o produto que irá atender as necessidades de cada segurado como por exemplo alguns segurados necessitam da quilometragem ilimitada caso necessite de um guincho. No caso qual a seguradora irá oferecer esse produto com melhor custo beneficio? Carro é antigo ou adaptado com seguradora aceita o risco? E por aí vai…

É de extrema importância a Corretora de Seguros acompanhar o andamento da emissão da proposta até chegada da apólice, pois caso ocorra algum problema o segurado pode ficar sem seguro e o mesmo saiba só caso ocorra um sinistro. Esse acompanhamento é de extrema importância na emissão de qualquer seguro, seja residencial, seguro auto, seguro de vida, seguro viagem, seguro condomínio, entre outros. Mesmo alguns seguros não tendo apólice, pois alguns são bilhetes que é o caso de seguro somente para terceiros, este não tem apólice o que de via não é uma regra e sim exceção.

Corretor de Seguros e sua importância:

A apólice é emitida até 15 dias após a vigência inicial do seguro. Por exemplo: suponha que você contratou um seguro com início em 01 de janeiro. A seguradora tem até 16 de janeiro para aceitar ou recusar o seguro e então emitir a apólice,por isso, importante acompanhar a emissão da proposta.

Nesse período de 15 dias em que o seguro está em análise na seguradora e a apólice está em processo de emissão, o bem segurado tem cobertura técnica do seguro, desde que haja o pagamento da primeira parcela.

Em alguns casos pode ser que demore um pouco mais para emitir, mas uma vez passados esses 15 dias a seguradora não pode mais recusar o seguro, a não ser por falta de pagamento.

Quando a apólice não é emitida?

Algumas pendências podem fazer com que a apólice não seja emitida ou seja cancelada mesmo depois de emitida. Veja abaixo algumas situações exemplo às quais é preciso estar atento para evitar a não emissão da proposta ou cancelamento da apólice do seu seguro:

  • Não pagamento da parcela do seguro: 

    Se acontecer de não pagar a parcela do seguro, a apólice será cancelada e o bem segurado ficará sem cobertura. Neste caso o corretor indicará qual a melhor forma de pagamento para cada segurado (boleto, débito em conta, cartão de crédito), evitar atrasos no pagamento e acompanhar o débito em sua conta é importante.

  • Falta de vistoria nos casos necessários: 

    Em algumas situações a vistoria prévia da seguradora é obrigatória e sua não realização dentro do prazo da seguradora pode implicar no cancelamento ou não emissão da proposta para assim gerar a apólice.

Esses são os principais pontos sobre  importância da Corretora de Seguros para garantir a cobertura dos seus bens. Ainda restou dúvidas? Deixe sua questão abaixo nos comentários que responderemos!

Faça em minutos a sua cotação de seguro auto online nas melhores seguradoras
Corretor de Seguros e sua importância
Classifique esse post
comentar

Escreva sua dúvida ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *